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http://ri.ufmt.br/handle/1/6909
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Formação emancipatória de professores sobre o uso da linguagem na educação básica : um estudo crítico-discursivo |
Autor(es): | Gomes, Poliana Rodrigues |
Orientador(a): | Beltrão, Márcio Evaristo |
Membro da Banca: | Beltrão, Marcio Evaristo |
Membro da Banca: | Moraes, Antonio Henrique Coutelo de |
Membro da Banca: | Gomes, Analice de Sousa |
Resumo : | No município de Britânia, interior de Goiás, que faz divisa com o estado de Mato Grosso, observamos a necessidade de formação docente sobre questões pautadas na linguagem como forma de emancipação social, visto que cursos dessa natureza raramente são ministrados nessa cidade. Desse modo, nosso trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar, à luz dos estudos sobre Formação Emancipatória de Professores e Análise Crítica do Discurso, enunciados dos professores que atuam na educação básica da rede municipal de Britânia. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo e os dados foram coletados em um curso de formação continuada, que buscou proporcionar subsídios para que o corpo docente dessa rede de ensino tivesse acesso a reflexões acerca de textos produzidos por teóricos que têm seu trabalho alicerçado no bojo teórico-crítico. Nesse sentido, procuramos oportunizar a ampliação de seu conhecimento acadêmico, intelectual e profissional, de maneira que tenham destacadas as possibilidades de realizar um trabalho alicerçado nos princípios da democracia, emancipação humana e transformação em suas vidas e na vida dos estudantes. Como metodologia, foram aplicados questionários no início e no fim do curso. Por sua vez, durante o curso, foi utilizada a técnica de observação participante. Os autores basilares para este trabalho são Fairclough (2003), Curado Silva (2008) e Contreras (2012). Espera-se que esta pesquisa contribua para os estudos sobre formação de professores da área da linguagem, especialmente no que tange à atuação docente em cidades interioranas. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the municipality of Britânia, in the interior of Goiás, which borders the state of Mato Grosso, we observed the need for teacher training on issues based on language as a form of social emancipation, since courses of this nature are rarely taught in this city. Thus, our research work aims to analyze, in light of studies on Emancipatory Teacher Training and Critical Discourse Analysis, statements by teachers who work in basic education in the municipal network of Britânia. Our research is qualitative in nature and the data were collected in a continuing education course, which sought to provide support so that the teaching staff of this education network could have access to reflections on texts produced by theorists whose work is based on critical theory. In this sense, we seek to provide opportunities for the expansion of their academic, intellectual and professional knowledge, so that they can highlight the possibilities of carrying out work based on the principles of democracy, human emancipation and transformation in their lives and in the lives of students. The methodology used was questionnaires at the beginning and end of the course. Participant observation was used during the course. The authors who were the main authors of this study are Fairclough (2003), Curado Silva (2008) and Contreras (2012). It is hoped that this research will contribute to studies on teacher training in the area of language, especially with regard to teaching in rural cities. |
Palavra-chave: | Formação de professores Análise crítica do discurso Educação básica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher training Critical discourse analysis Basic education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | GOMES, Poliana Rodrigues. Formação emancipatória de professores sobre o uso da linguagem na educação básica: um estudo crítico-discursivo. 2025. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6909 |
Data defesa documento: | 6-Mar-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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