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http://ri.ufmt.br/handle/1/6968
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A interpretação geométrica dos números imaginários no século XIX : a contribuição de Jean Robert Argand (1768-1822) |
Autor(es): | Paula, Luciene de |
Orientador(a): | Otte, Michael Friedrich |
Membro da Banca: | Otte, Michael Friedrich |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
Resumo : | Nesse trabalho, objetivamos apresentar a representação geométrica dos números imaginários feita pelo bibliotecário suíço e matemático não profissional Jean Robert Argand (1768−1822). Para tratar de tal questão, fizemos uma abordagem sobre Simbolização, apresentando a evolução da Álgebra que começa com Álgebra Retórica, passa pela Álgebra Sincopada, culminado na Álgebra Simbólica atualmente utilizada. Essa abordagem acontece principalmente no contexto das equações. Posteriormente, buscamos enfocar a importância da prática algébrica, por meio de trabalhos com as equações do segundo e do terceiro graus que possibilitaram a descoberta de alguns casos insolúveis e, a partir desses, o reaparecimento das quantidades impossíveis ou imaginárias. Em seguida, mostramos que, com a ampliação da geometria de figuras planas de Euclides para a geometria do espaço no sentido do século XIX, os matemáticos ganharam um novo instrumento para assegurar a existência dos seus objetos em termos de modelos e de estruturas. A representação geométrica foi, portanto, um fruto do pensamento relacional para o qual a idéia do espaço fora essencial. Os objetos matemáticos controversos, como as raízes quadradas de números negativos, ganharam realidade somente como elementos de uma estrutura e, por isso, em poucos anos, muitos matemáticos independentes (não profissionais) como Caspar Wessel (1745−1818), Adrien Quentin Buée (1748−1826), Jean Robert Argand (1768−1822), Hermann Günther Grassmann (1809−1877) entre outros, tiveram a idéia de ganhar a existência dos números imaginários à base da geometria plana. |
Resumo em lingua estrangeira: | From the Middle Ages onwards, when algebra entered into a more intense development, the problem of the square roots of negative numbers, which inevitably appeared in the process of the resolution of algebraic equations bothered people. Clearly, if we identify numbers with quantities it doesn't make sense to speak of such roots and even of negative numbers. Numbers of that type were thus called impossible numbers, absurdities, false or imaginary, names that express the confusion they caused in mathematics. On the other hand such symbols were well defined in terms of operation and as mathematics up to the 19th century was mainly conceived in algorithmic or constructive terms these numbers were used as part of the calculation. Only in the turning of the century XVIII for the XIX, when a new view of mathematics began to evolve based on new types of applications on searched for a reference of these symbols and found it in the different geometric representations for those numbers, what guaranteed their full acceptance within the universe of the numbers and clarified their place in the overall realm of numbers.. One of the main contributors to the solution of the problem was the Swiss librarian Jean Robert Argand (1768-1822), who in 1806 published, in Annales of Mathématiques of Gergonne, the Rehearsal on a way of representing the imaginary amounts in the geometric constructions. In spite of its importance, that work only became known in 1813. |
Palavra-chave: | . |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PAULA, Luciene de. A interpretação geométrica dos números imaginários no século XIX: a contribuição de Jean Robert Argand (1768-1822). 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6968 |
Data defesa documento: | 5-Dez-2007 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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