Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1916
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Expressões numéricas e suas abordagens em livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Freitas, Handus Silva |
Orientador(a): | Wielewski, Gladys Denise |
Coorientador: | Wielewski, Sergio Antonio |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Wielewski, Sérgio Antonio |
Membro da Banca: | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Gazire, Eliane Scheid |
Resumo : | O objetivo desta pesquisa foi investigar a abordagem do conteúdo de expressões numéricas pelos livros didáticos de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, adotados por uma escola estadual de Cuiabá-MT para o triênio 2011-2013. Para efetivar este objetivo analisamos dois volumes de livros didáticos por ela adotados, tendo em vista a introdução deste conteúdo como uma técnica de cálculo aritmético, que contém sinais de operação e de associação, e abordagem das expressões numéricas apresentadas nos dois volumes. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo de análise interpretativa por entendermos ser a opção mais coerente à nossa temática. Como referencial teórico-metodológico para a análise dos livros utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), mais especificamente as praxeologias propostas por Chevallard (1999), que por meio do estudo da organização matemática focamos a análise nos tipos de tarefas e técnicas que contemplam o conteúdo das expressões numéricas com números naturais. Os dados foram coletados por meio de análise documental. Com relação à organização didática os dois livros introduzem as expressões numéricas a partir de situações problema, ambas buscam aspectos históricos da matemática e constatamos um número relativamente grande de imagens, gráficos e tabelas. O recurso da calculadora também é explorado em ambos os volumes. A análise praxeológica foi dividida em dois gêneros de organização matemática. No primeiro gênero, analisamos como é abordado o conceito de expressão numérica e, no segundo gênero, as expressões numéricas com as quatro operações. Espera-se contribuir com reflexões quanto à abordagem do conteúdo das expressões numéricas com números naturais, além de aproximar os conteúdos ensinados na escola e os usados pelos alunos em seu dia a dia. |
Resumo em lingua estrangeira: | The objective of this research was to investigate the approach to the content of numerical expressions by textbooks of mathematics of the 6th year of Elementary School, adopted by a state school of Cuiaba-MT for of years 2011-2013. To accomplish this goal we analyze two volumes of textbooks adopted by it in view of the introduction of this content as a technique of arithmetic, which contains signals for operation and association, and approach the numerical expressions presented in two volumes. Our research is a qualitative study of interpretative analysis because we believe to be the most consistent option to our theme. As a theoretical and methodological framework for the analysis of books used the Anthropological Theory of the Didactic (TAD), specifically the praxeologies proposed by Chevallard (1999), which through the study of mathematics organization focusing the analysis on the types of tasks and techniques that include content of numerical expressions with natural numbers . Data were collected through document analysis. Regarding the didactic organization the two books introduce the numerical expressions from problem situations, both seek historical aspects of mathematics and found a relatively large number of images, graphs and tables. The calculator feature is also explored in both volumes. The praxeological analysis was divided into two kinds of mathematical organization. In the first type, we discuss how we approached the concept of numerical expression, and the second kind, numerical expressions with four operations. Expected to contribute to reflections on the approach of the content of numeric expressions with natural numbers, and bring the contents taught in school and used by the students in their daily lives. |
Palavra-chave: | Expressões numéricas Livros didáticos de matemática Organização matemática Organização didática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Numerical expressions Didactic books of mathematics Mathematical organization Didactic organization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FREITAS, Handus Silva. Expressões numéricas e suas abordagens em livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1916 |
Data defesa documento: | 30-Apr-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Handus Silva Freitas.pdf | 4.82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.