Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2371
Tipo documento: Dissertação
Título: Avaliação da produção de glicose e da sensibilidade à insulina em fígado de ratos expostos à restrição proteica na vida intrauterina e na lactação e recuperados com dieta à base de farinha integral de soja
Autor(es): Doneda, Diego Luiz
Orientador(a): Reis, Marise Auxiliadora de Barros
Membro da Banca: Reis, Marise Auxiliadora de Barros
Membro da Banca: Latorraca, Márcia Queiroz
Membro da Banca: Bertolini, Gisele Lopes
Resumo : Avaliamos os efeitos inibitórios da insulina sobre o catabolismo do glicogênio estimulado por AMPc em fígado de ratos submetidos a restrição proteica na vida intrauterina e na lactação e recuperados após o desmame. Foram avaliados as proles de mães alimentadas com 17% ou 6% de caseína durante a prenhes e a lactação e mantidas com uma dieta a 17% de caseína (grupos CC e LC) ou farinha de soja (grupos CS e LS) ou com 6% de caseína (grupo LL) do desmame até os 90 dias de idade. Avaliamos a produção hepática de glicose, glicogenólise e glicólise induzidas por AMPc (5 μM) na ausência ou presença de insulina (20 μU). Os ratos mantidos com dieta a base de soja tiveram peso corporal, consumo alimentar absoluto e glicemia de jejum menores em relação aos animais mantidos com dieta a base de caseína. A insulina não alterou a produção de glicose nem a glicogenólise em animais recuperados e reduziu significativamente nos animais controles, independente da dieta. A adição de insulina aumentou a glicólise apenas no grupo LS e esse grupo apresentou a maior taxa de glicólise na presença do referido hormônio. Quando se avaliou o efeito da recuperação nutricional verificou-se que a insulina não alterou as taxas de produção de glicose, glicogenólise e glicólise. Portanto independente da qualidade da proteína da dieta, ratos recuperados foram mais resistentes a ação da insulina.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Soja
Recuperação nutricional
AMPc
Insulina
Glicogenólise
Glicólise
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo
Referência: DONEDA, Diego Luiz. Avaliação da produção de glicose e da sensibilidade à insulina em fígado de ratos expostos à restrição proteica na vida intrauterina e na lactação e recuperados com dieta à base de farinha integral de soja. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2371
Data defesa documento: 25-Ago-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FANUT - PPGNAM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Diego Luiz Doneda.pdf721.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.